Hoje algo me instiga a escrever, e sabe o que é? São os escritores, mas não todos, apenas alguns: Os escritores teimosos. Teimosos em insistir que na escrita não deve haver tabus. Eu sou péssimo para começar textos, mas hoje eu vim aqui mesmo para expressar minha decepção naqueles que eu tanto admiro: os escritores; os teimosos escritores. Sabe por que teimosos? Porque destinam seu maravilhoso talento a política (algo banal e infinitamente impuro). Como os senhores e senhoras das palavras se poluem a este nível?
Ainda sobre a corda desse assunto, me veio uma catastrófica lembrança, a nossa querida ABL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LETRAS, que há algum tempo atrás já foi berço e casa de grandes e brilhantes nomes da nossa riquíssima literatura, hoje nada mais é que um ninjo de políticos burgueses, que nada incitam à nossa literatura contemporânea. Me pego a imaginar o que Olavo Billac, Machado de Assis e outros fundadores da ABL em um passado marcante e instrutivo pensariam sobre a atual situação da casa dos grandes senhores e senhoras das palavras.
Me resta confiar, acreditar em dias melhores; em dias que os poetas e escritores contemporâneos deixarão de participar de coisas que sujam suas lindas palavras; de coisas que mancham sua honra e suas obras.
Cícero Rodrigues
[Este texto vai para todos os amantes das palavras, e uma reflexão: Na escrita (a parte mais linda ao ajudar a consciência) deve-se mesmo juntar-se o lindo ao inútil? Uma mistura de amor com ódio. Uma mistura de colorido com preto, opaco de escuridão.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário