Sejam Bem Vindos ao Fantástico Mundo da Poesia

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Uma Questão de Educação


Hoje um episódio me intrigou um pouco, e acho que merece algumas linhas de atenção.

Fui a um centro de saúde hoje, sentei-me a bunda na cadeira da fila de espera, e a moça que estava organizando disse para outra pessoa (que também estava esperando) para sentar-se ao meu lado para então se organizar até ambos chegarem sua vez, e curiosamente a pessoa relaxou e sentou-se duas cadeiras depois da minha. E pra não dizer vergonzosamente que o problema estava em mim, outra pessoa repetiu o ato com seu companheiro do lado. Isso faz-me questionar o rumo de uma sociedade que fala em amor, paz e confiança, e prega o desprezo e o relaxamento.

Timidez? Medo? Incômodo? Pode ser, mas também pode ser fadiga de inquietação alheia, como se fosse uma epidemia que passa de pessoa pra pessoa, isso talvez se dê pelo stress do dia-a-dia e de todas as enfadadas burocracias que insistem nas dificuldades das resoluções de problemas tão simples da sociedade.

Mas um fato é, que, mesmo com tantos stress e calor de preocupações, é tão simplório se afastar das pessoas que não se conhecem, mas trocam bom dia e boa tarde nas horas mais importunas da vida. O jeito do Brasileiro é com certeza um jeitinho brasileiro difícil de entender, então não nos custa tanto achegar-se as pessoas, não importando quem, mas que em algumas situações é educado e simpático juntar as cadeiras de pessoas de tantas e tantas faces e de sentimentos diferentes, isso é ser educado.

- C. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário